Últimas Publicações

O país estava na expectativa sobre quem seria seu novo líder. Samuel havia concordado com a ideia super moderna de Israel ter um rei e todos queriam saber quem seria o escolhido. Ele acabou sendo “Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo” (1 Samuel 9:2). Saul teve algumas vitórias sobre os arqui-inimigos de Israel, os filisteus, mas a guerra estava muito longe de terminar. O tempo passou, Saul aferrou-se ao poder e cometeu lamentáveis erros. Era hora de ungir um outro rei. Para isso, Samuel foi conduzido por Deus à casa de Jessé, que tinha sete filhos. “E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe, e disse: Certamente está perante o Senhor o seu ungido. Porém o Senhor disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração” (1 Samuel 16:6,7).

Era natural que Samuel esperasse que a próxima escolha de Deus fosse na mesma linha da anterior. Natural, portanto, que o velho profeta se espantasse de Deus rejeitar cada um dos seis filhos mais velhas daquela casa e optasse pelo franzino caçula ainda cheirando a ovelhas. A razão para não repetir o mesmo modus operandi foi declarada por Deus: Ele não olha a aparência, Ele quer alguém segundo o seu coração.

Talvez se Deus houvesse escolhido o primeiro rei conforme esse critério os israelitas tivessem rejeitado o rei, como inclusive ensaiaram fazer com Saul. É como se Deus tivesse tomado o atalho comprido e colocado propositalmente no trono um líder longe do ideal para ensinar ao Seu povo uma dura – mas valiosa – lição: prosperaria o líder que fosse segundo o coração de Deus, e não o bonitão.

Davi se mostrou piedoso, misericordioso, preocupado com a unidade do reino, humilde e generoso. Mas foi preciso Saul para que as pessoas vissem o valor de tais virtudes.

Quem lê, entenda.

Marco Aurélio Brasil

Artigos Relacionados