Últimas Publicações

Acabando Com a Injustiça Social

Há 50 anos, (02 de maio de 1968), uma medida tomada pela reitoria da Universidade de Paris, em Nanterre foi o estopim do maior movimento estudantil na França. Com a adesão dos estudantes da Sorbonne e, dias mais tarde, de grande parte da população francesa, o movimento culminou com a maior greve geral europeia, com 9 milhões de participantes. Numa grande manobra política o general Charles De Gaulle acalmou os ânimos com uma série de promessas e a convocação de eleições gerais. Até hoje os anseios da época ainda não foram plenamente atendidos.

Há pouco mais de dois mil anos um povo dominado e oprimido por intrusos viu surgir um homem com ensinamentos estranhos e ousados. Com frases como: “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, “Felizes os mansos, os misericordiosos, os pacificadores…”, “Bem-aventurados os que são perseguidos…”, e defendendo princípios como “dar a outra face” ao agressor, orar pelos inimigos e a ser honesto nas mais simples coisas, foi odiado pela liderança religiosa e mal interpretado pela liderança política.

Mesmo assim foi fiel à Sua Missão de tornar o caráter do Pai conhecido e trazer esperança e salvação, a um mundo que estava completamente desesperançado. Acerca disso afirma o profeta: “O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou a luz” (Isaías 9:2 – NIV).

A História mostra que os grandes movimentos sociais que surgiram foram passageiros, com pouco efeito prático e, pior ainda, o tempo mostrou que muitos líderes tinham um discurso muito diferente da prática, enquanto no discurso defendiam as minorias, na prática se tornavam iguais ou piores aos que afirmavam combater. Não por acaso o “meio literal” da Palavra de Deus traz a profunda verdade de que é melhor confiar no Senhor do que nos homens ou nos governantes (Salmo 118:8 e 9).

Muito mais antigo que o movimento estudantil francês, o movimento social iniciado por Cristo, é o único confiável e que verdadeiramente combate a injustiça social, pois dá aos seus participantes uma vida melhor agora e a certeza de uma vida eterna perfeita ao lado do único e verdadeiro líder social que já viveu nesse mundo.

Gelson de Almeida Jr.Acabando Com a Injustiça Social

Artigos Relacionados