Últimas Publicações

Ampulheta, Esponja, Coador ou Diamante?

O título acima foi retirado de uma citação feita por S. T. Coleridge, que agrupou os leitores em quatro grupos:

– Leitores ampulheta, leem rapidamente e em grande quantidade, mas não retém nada;

– Leitores esponja, leem e retém muito do que leram, mas para que “soltem” algo é preciso que sejam espremidos, mesmo assim corre-se o risco de que contaminem aquilo que receberam;

– Leitores coador, são os que leem muito, mas retém o que não presta e deixam passar o que realmente vale;

– Leitores diamante, são aqueles de quem se retira tudo o que é inútil, para que fique apenas a joia.

Falando acerca da leitura do texto bíblico, Paulo criticou os crentes de Tessalônica, pois agiam de modo diferente dos crentes de Beréia, que receberam de bom grado a Palavra de Deus e foram nas Escrituras para confirmar se tudo era verdade (Atos 17:11).

Fica então a pergunta, que tipo de leitor você tem sido em se tratando da Palavra de Deus? Se você é daqueles que lê, medita profundamente no que leu, procura aparar as arestas e ordenar sua vida de acordo com o que leu, de modo a ser uma pessoa cada dia melhor e tornar tudo ao seu redor mais belo, parabéns, você pertence à Categoria Diamante. Os leitores nessa categoria verdadeiramente apreciam as maravilhas contidas nas Escrituras, tornam o mundo melhor e seu preparo para o Dia do Senhor é visível por todos.

A Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés e luz para o nosso caminho (Salmo 119:105), quando escondida no coração nos ajuda a não pecar (Salmo 119:11), ela é a verdade (João 17:17) e como tal nos liberta (João 8:32). Apenas o  “leitor diamante” compreenderá Suas riquezas, e, para ele, não existe leitura melhor.

Gelson De Almeida Jr.Ampulheta, Esponja, Coador ou Diamante?

Artigos Relacionados