Últimas Publicações

# Árvore e Raiz

Raiz de DaviQual a função de uma árvore? Proporcionar sombra por meio dos ramos, alguns diriam; outros lembrariam dos frutos e por eles, das sementes; e ainda outros tantos diriam de sua função na regulação do clima ou na troca dos gases, tão importantes para a vida na terra. Tudo isso é verdade.

E quanto à parte da árvore que não vemos? Sim, a sua raiz. Qual a sua função? Sabemos que a função da raiz de uma árvore é lhe sustentar a vida, dando-lhe equilíbrio e, sobretudo crescimento para o alto, além de lhe proporcionar seiva e nutrientes.

Há uma passagem em que Paulo escreve certificando-nos de que somos nada além de ramos enxertados na oliveira que é Israel, a fim de participarmos da seiva de sua raiz, pois houve tempo em que dela estávamos separados, posto que éramos estranhos à promessa de um redentor feita ao povo escolhido.

No entanto, adverte o apóstolo, importa não nos gloriarmos contra os ramos naturais por terem sido cortados devido a sua incredulidade, afinal, dois fatos são inquestionáveis; o primeiro é que se o Eterno cortou até mesmo os ramos que eram naturais à oliveira, certamente não nos pouparia; em segundo, é bom e sábio o temer a Deus, pois não somos nós que sustentamos a raiz da oliveira, mas ela a nós.

O profeta Isaías afirmou que do tronco de Jessé, pai de Davi, surgiria o renovo, qual seja, o Messias, este que segundo Paulo, nos regeria e nos daria esperança por meio de sua obra, para que o homem voltasse a ter direito à árvore da vida. Ele é o Messias, a raiz de Davi que venceu. Ele mesmo diz: “Eu sou a raiz e a geração de Davi”.

Ele é aquele que, sendo raiz, executou o trabalho mais árduo, enfrentando obstáculos e descendo aos confins da terra para que a oliveira fosse frondosa, permanecesse firme e frutificasse, sobretudo. Ele foi quem seguiu descendo, certo de que o DNA que lhe dava força e poder vinha do alto; ele a tudo suportou, para que tivéssemos vida, crescimento, frutos e esperança.

Logo, pergunte-se qual a sua função como ramo enxertado na oliveira. Fica a dica. Se a raiz é santa, os ramos também devem sê-lo, pois só assim produzirão bons frutos.

Shabat Shalom.

Sadi – Um Peregrino da Palavra

Sady Folch# Árvore e Raiz

Artigos Relacionados