Últimas Publicações

As aparências enganam

máscarasEsse dito popular se encaixa muito bem na vida de Naamã, comandante das tropas do exército da Síria, uma das nações mais poderosas em sua época. A seu respeito a Bíblia afirma: “(…) era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito…” (2 Reis 5:1). Era poderoso, temido e invejado por todos, mas apenas pelos que não o conheciam na intimidade, o texto termina dizendo: “ele era herói de guerra, porém era leproso”.

Na Antiguidade a pior de todas as doenças era a lepra. Nos tempos de Cristo era apelidada de “açoite”, “dedo de Deus”. Naamã era invejado quando usava seus vistosos trajes de guerra ou de passeio, mas quando se despia a lepra se mostrava, cada dia mais se espalhando pelo seu corpo. Sentimentos controversos o cercavam, os que o conheciam superficialmente, o invejavam e os de sua intimidade, sentiam dó. E assim foi até que uma serva disse que tudo seria diferente se ele fosse ao profeta Eliseu.

Naamã se encheu de presentes (em valores atuais passaria dos R$ 15 milhões) e procurou o profeta do Altíssimo. Contando com uma recepção de gala e uma grande demonstração de poder, se decepcionou quando recebeu o recado de que se quisesse a cura deveria se lavar sete vezes no Rio Jordão. Quase a ponto de desistir acatou o conselho dos que o acompanhavam. Seis vezes se banhou e NADA aconteceu, mas, após a sétima vez, a lepra desapareceu.

Como Naamã, muitos apresentam uma imagem distante da realidade, com suas capas de pureza e retidão são invejados pelo que são ou fazem, mas como são diferentes para os que lhes são próximos, aqueles que os conhecem de verdade! A não ser que busquem o Senhor e sigam Seus conselhos, sua “doença” aumentará cada vez mais, até o dia em que os derrote por completo.  A cura poderá ser gradual como a de Naamã, mas, com certeza virá. Aquele que curou a lepra de Naamã quer curar-nos de todos os nossos males, libertando-nos de toda a angústia e aflição. Busque-O e a receba a cura.

Gelson de Almeida Jr.As aparências enganam

Artigos Relacionados