Últimas Publicações

Coisas que só você pode dizer

Eles são de todo tipo: reis, poetas talentosos, intelectuais e estadistas, mas também lavradores humildes, pescadores e ex-coletores de impostos. A gente aprende isso quando toma o primeiro contato com a Bíblia e aceita como um fato sem maiores conseqüências, um tipo “Deus quis assim”. Mas pergunte-se hoje: por que Deus escolheu pessoas tão diferentes para atuarem conSigo em co-autoria do texto sagrado, Ele entrando com a mensagem e eles com o linguajar, o temperamento e a cultura em que estavam imersos? Será que não haveria um tipo ideal de escritor? Não seriam pessoas com o perfil de Davi os melhores? Ou pessoas com a erudição de um Paulo, que escreveu boa parte do Novo Testamento? Não é possível que a mensagem nos chegasse mais isenta de “ruídos”se Deus escolhesse sempre pessoas com esse perfil?

Pensando nisso, John Stott conclui que “não é por acaso que Amós foi o profeta da justiça de Deus, Isaías, o profeta da sua soberania, Oséias, o profeta do seu amor; ou que Paulo foi o apóstolo da graça, Tiago, o apóstolo das obras, João, o apóstolo do amor, e Pedro, o apóstolo da esperança; ou que Lucas, o único gentio que contribuiu para o NT, tenha enfatizado a abrangência mundial do evangelho. O Espírito Santo comunicou por meio de cada um deles uma ênfase específica e apropriada” (Cristianismo Autêntico, p. 140).

O discurso divino na eleição dos instrumentos pelos quais Se comunicou na Bíblia é de uma eloqüência brutal: o painel é tanto mais completo, rico e abrangente, quanto mais pessoas são chamadas a participar de sua montagem.

Isso me anima muito. Aprendo que possivelmente exista uma série de nuances e verdades bíblicas que um teólogo não notaria, mas apenas um advogado nascido na periferia de uma grande cidade de um país subdesenvolvido do século XXI. Logo, eu devo continuar avançando em conhecer a vontade dEle, em escrever e em falar tanto quanto possível, porque algumas pessoas precisam especificamente desse olhar sobre as coisas de Deus! Se eu não falar elas vão ficar sem!

Da mesma forma existem coisas que você, e só você, pode iluminar, com sua experiência, seu contexto, sua personalidade e temperamento. Coisas que pessoas ao seu redor podem estar famintas por receber! Mas por favor, não pense que essas coisas que só você pode comunicar sejam novas. Não precisa ser nada novo. Não precisa inventar novos dogmas. Trata-se do mesmo evangelho, o evangelho eterno, mas agora apresentado sob a luz das ilustrações e dos argumentos que só você conhece, argumentos muitas vezes não retóricos, mas transvestidos em atitudes que confirmam as coisas que estão escritas na Bíblia e as tornam verdadeiramente eficazes para esses interlocutores que estão à sua roda ou que Deus está ansiosamente esperando para colocar em seu caminho.

Qual é a sua mensagem?

Marco Aurélio BrasilCoisas que só você pode dizer

Artigos Relacionados