Últimas Publicações

Conexões estressantes

Conexões estressantesQue a internet é um instrumento poderoso de comunicação ninguém duvida, contudo, o que muita gente não sabe é que ela pode ser mais estressante do que se possa imaginar. Foi feita uma pesquisa pela empresa de telecomunicação Ericsson, em que algumas pessoas deveriam assistir um vídeo, mas, sem que soubessem, o tempo de carregamento seria diferente entre os grupos. Com um atraso de apenas três segundos para um deles, as pessoas tiveram um nível determinado de estresse. Com seis segundos em outro, o nível aumentou muito.

Os níveis de estresse alcançados foram maiores do que em situações, tais como longas filas de banco ou de supermercado, filmes de terror, estar literalmente à beira de um precipício, entre outras. O estresse foi comparado a situações em que se tenta resolver difíceis problemas de matemática. A pesquisa se deu apenas nesse sentido do carregamento dos vídeos, não adentrando a temas como comportamentos em redes sociais, etc.

Entre as inúmeras pesquisas sobre a internet, não raro se encontram resultados que demonstram que níveis de estresse são vivenciados também por distrações além da conta, perdendo tempo precioso que poderia ser útil. Não que a distração seja inútil, longe disso, mas deve ser acima de tudo, saudável. Há os casos em que a influência é tão forte, que as pessoas passam a acreditar em qualquer coisa que leem, até mesmo quando leem apenas o título de determinadas matérias. Sem falar na quantidade de fotos que levam pessoas a crer que a vida seria boa apenas se tivessem acesso a determinados objetos de consumo.

Ilusões de liberdade tomam o lugar de oportunidades de crescimento verdadeiro; discussões acaloradas e sem respeito tomam o lugar de conversas educadas e construtivas; valores seguem cada dia mais sendo desconstruídos por meio de opiniões maciças apenas com esse intuito, etc. O fato é que as relações pessoais estão cada vez mais perdendo a ordem natural, o conhecimento substancial vem sendo substituído pela superficialidade, não faltando, enfim, situações que aumentem os níveis de estresse.

E como fica a vida daquele que um dia decidiu ter uma experiência real com Deus? Como fica o resultado de seus momentos de oração e de estudo da palavra? Será que permanecem íntegros e fortalecidos? Sinceramente é o que se espera, e para tanto é preciso ter discernimento e equilíbrio. É preciso compreender que o poder de influência e estresse proporcionado pela internet é tão alto que pode facilmente corromper a mente que se propôs estar separada deste mundo desconectado de Deus e da mensagem de Seu filho Jesus. Andar pelo evangelho e na contramão do mundo é o que nos manterá em paz.

Sadi – Um Peregrino da Palavra

Sady FolchConexões estressantes

Artigos Relacionados