Últimas Publicações

Dar

Desde a entrada do pecado em nosso planeta o egoísmo se arraigou no caráter do ser humano. Muito antes de falar, ou sequer saber o que é, o ser humano mostra que o egoísmo faz parte delea . É um sentimento intrínseco aos seres humanos, aparece disfarçado com os mais diferentes nomes ou conceitos, mas ainda, em sua raiz, é egoísmo.

A lei que rege a Natureza é a “lei do dar”. O sol diariamente nos aquece e ilumina com seus raios; a flora nos dá sombra, flores e frutos; a água que recebem, os oceanos devolvem em forma de vapor, que as nuvens recebem e nos dão em forma de chuva.

Pecadores como somos temos muita dificuldade em dar, dificilmente damos sem esperar algo em troca. Dificilmente estendemos a mão para aqueles de quem receberemos algo além de reconhecimento. Por esta razão acredito que ao Paulo afirmar que “Há maior felicidade em dar do que receber” (Atos 20:35 – NVI) ele esteja trazendo uma das verdades mais difíceis de aceitarmos, talvez, em toda a Escritura, não exista passagem mais controversa para nós.

Como você reage quando lhe pedem algo? Quando está na igreja e pedem uma oferta qual é sua atitude? Quando criança lembro de apelos à liberalidade com palavras do tipo: “Enfie a mão no fundo do bolso e dê uma oferta para o Senhor”. Parece que esse conceito ficou, pois, ao dar, enfiamos a mão no fundo do bolso e pegamos umas poucas moedas que lá estão.

Em todo o Universo apenas nós, seres caídos em pecado, não seguimos a lei do dar. Mesmo nossa rebelião e desobediência não impediu o Eterno de dar, e deu o melhor que tinha, o Filho e o Filho deu o melhor que tinha, Sua vida. Deram o Seu melhor, pois deram de coração.

Na próxima vez em que for solicitado a contribuir com alguma coisa, lembre-se de que a lei que rege o Universo é a lei do dar, pois todo o Universo segue a lei que rege o coração do Pai, a lei do amor. Dê, mas dê com amor e alegria, porque Deus ama o que dá com alegria (II Coríntios 9:7).

Gelson De Almeida Jr.Dar

Artigos Relacionados