Últimas Publicações

Onde Você Estava?

Deus responde, perguntando
————————————

A história de Jó é extremamente conhecida. Muitos nunca leram o livro homônimo nas Escrituras Sagradas, porém a maior parte das pessoas conhece a expressão “paciência de Jó”.

Resumidamente, Jó era um homem rico, de muitas posses e vários filhos. Até que, num curto intervalo de tempo, perdeu tudo: bens, rebanhos, todos os filhos. Não bastasse isso, sua saúde deteriorou-se por completo. Mal parecia um ser humano de tão magro e de tantas feridas que apresentava.

Seus amigos insinuavam que seu estado era decorrente de seu pecado. Sua mulher insistia para que culpasse a Deus pela situação e morresse em paz. Jó, no entanto, resistiu. Ele depositou toda a sua fé no Criador. Esta fé era tanta que, por mais que não compreendesse o motivo do Senhor permitir tantas desgraças, ainda assim acatava a idéia de que Deus poderia agir como bem entendesse, justamente por ser Deus.

Jó e seus amigos tentavam racionalizar as atitudes de Deus. Mas que pretensão humana é essa de tentar colocar Deus em uma caixinha e dizer: “Deus permitiu que isso acontecesse por tal motivo ou razão”? Quem somos nós para ousarmos compreender todos os desígnios do Pai?

O Senhor sabia o que se passava no íntimo de Jó. Ansiava responder seus questionamentos. Mas não o fez. Deus rebate os argumentos com outra pergunta: “Onde você estava quando lancei os alicerces da terra?” (Jó 38:4)

Não podemos ser conformados com tudo o que nos acontece. Mas não devemos ter a ousadia de nos colocarmos no lugar de Deus para entendermos tudo que nos cerca. Não questione onde Deus está quando você passa por dificuldades e aflições, mas desfrute de um estado de entrega e submissão diárias perante o Soberano a fim de seguir Seus desígnios e receber Suas bênçãos.

Talvez Jó nunca soube que Deus permitiu seu sofrimento justamente por confiar nele – sabia que mesmo diante dos ataques do inimigo Jó não abandonaria sua fé. Mas ele aprendeu a lição, entregou-se à vontade Senhor, mesmo que não fosse a dele. E, no final, Deus o abençoou, curou e restabeleceu todas as suas posses, permitindo-lhe ter mais 10 filhos. (Jó 42:12-15)

ComunicaçãoOnde Você Estava?

Artigos Relacionados