Últimas Publicações

Perdão

perdaoQuando os primeiros missionários chegaram ao Polo Norte, ao falar do amor de Deus e de Seu perdão, procuraram a tradução da palavra, mas descobriram que ela não existia no idioma dos esquimós. Buscaram então um termo que se aproximasse e encontraram “não pensar nisso nunca mais” e passaram a usá-lo sempre que queriam se referir a perdão.

Quando se fala em perdão, percebemos existir muita diferença entre o perdão divino e o perdão humano, enquanto o Eterno perdoa e esquece, nós, afirmamos perdoar, mas não esquecemos, isto é, permitimos que a ação do outro influencie nosso cotidiano. Pesquisando sobre o assunto encontrei algumas frases sobre perdão que achei lapidares:

Perdoar não é esquecer, isso é amnésia. Perdoar é se lembrar sem se ferir e sem sofrer, isso é cura”.

 “Quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Quer ser feliz para sempre? Perdoe.

“Perdoe os outros não porque mereçam perdão, mas porque você merece paz”.

Dias atrás conversei com alguém que está com sérias dificuldades para perdoar algumas pessoas que lhe causaram um mal muito grande. Por mais que instasse, falando de nossa obrigação, como cristãos, em perdoar, essa pessoa entendia que o dano que lhe fora causado era por demais grandioso para ser perdoado. Pedi-lhe que se imaginasse no lugar de Cristo após ser preso, ser levado a julgamento, ser achincalhado pela turba e, por fim, ser crucificado. Não precisou de muito tempo para me dizer que Cristo era perfeito, por isso perdoara, mas que, humana e falha como era, não perdoaria.

O fraco nunca pode perdoar. Perdão é um atributo dos fortes” M. Gandhi. Qual é sua atitude quando lhe ferem? Lembre-se que o Eterno o perdoará do mesmo modo que você perdoa seus semelhantes, essa grande verdade já estava expressa na oração ensinada por Cristo aos discípulos (Mateus 6:12). Perdoe, não porque você é superior ou porque os outros mereçam, mas para ser feliz e ser perdoado pelo Pai.

Gelson de Almeida Jr.Perdão

Artigos Relacionados