Conheça o Conexão, o novo programa da Nova Semente

No domingo 13 de setembro estreiou o Conexão, o novo programa da Nova Semente. O nome é um resgate do primeiro programa da Nova Semente, a 15 anos atrás. O Conexão é transmitido pelo Youtube aos domingos, as 18 horas.

A primeira série dessa nova etapa do programa se chama Amarelo. Não por acaso, o amarelo é a cor que remete à saúde mental e também a cor da campanha Setembro Amarelo, que já existe no Brasil a alguns anos. 

Emicida, na letra de AmarElo, escreveu: “Permita que eu fale, não minhas cicatrizes”. Quer dizer que somos maiores do que os traumas que vivenciamos. 

Entretanto, para sermos maiores do que aquilo que nos machuca (ou machucou), precisamos refletir exatamente sobre isso. É necessário refletir sobre as circunstâncias que nos cercam, mas também sobre o que vai em nossa mente e no nosso coração e, então, adquirir ferramentas emocionais e mentais para superar as dores de vivermos na época confusa e caótica em que estamos. 

Amarelo é a cor que nos lembra, inclusive, a importância de falarmos sobre nossas dores emocionais, e não só em setembro. Como diz a campanha pioneira iniciada pelos amigos de Mike Emme, “se precisar, peça ajuda.” Essa série é pra todos nós que precisamos de ajuda emocional.  

Os temas da série Amarelo são os seguintes:

13/09 – Persistindo

Saúde Emocional e Resiliência em tempos de Crise. 

Se sabemos que sozinhos não estamos conseguindo lidar com as crises da nossa vida, por que não pedimos ajuda? Quais são as barreiras que nos impedem de ir ao encontro das ferramentas que podem nos ajudar a viver com mais qualidade, amor, respeito consigo e com o outro? O fato é que precisamos tratar de nossa saúde emocional! Vamos conversar sobre algumas ferramentas importantes (como a resiliência) para lidarmos com as crises da nossa vida. 

20/09 – Falar e ouvir

O papel da comunicação e da escuta acolhedora

Se por um lado precisamos saber expressar as nossas emoções e falarmos sobre elas, do outro é preciso que saber escutá-las. Quão confortável você se sente nessas funções? Qual é o papel da comunicação no desenvolvimento da nossa saúde emocional? Vamos conversar sobre a importância de saber ouvir e de sermos ouvidos.

27/09 – Posso ajudar?

Rede de apoio e sofrimento psíquico

Como eu posso ajudar alguém que está sofrendo? O objetivo desse programa é conversar sobre qual o papel da rede de apoio – família, amigos, comunidade de fé e apoio diante do sofrimento do outro. Será que conhecemos os dispositivos sociais e públicos à nossa disposição? Se eu não sei o que fazer, como eu posso ajudar? É fraqueza buscar ajuda?

4/10 – Basta!

O antídoto para os traumas das violências

A violência em todas as suas formas é um veneno em diferentes formas e dimensões, tanto para o agressor, como para a vítima. Será que compreendemos o que configura como violência e em quais situações podemos considerar que ela está evidente e impregnada? Mais do que isso, o que podemos fazer para combater os efeitos nocivos dela em cada um de nós, nos nossos relacionamentos, na nossa vida? 

Se inscreva no nosso canal no Youtube e não perca, Conexão, domingo, 18 horas.

Nova semente, uma experiência real com Deus

COMPARTILHE...

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest