-

Excelentes coisas

É comum conhecermos pessoas que se sobressaem no meio em que vivem, sejam como profissionais, sejam simplesmente por transparecerem maturidade diante da vida, dando-lhes um ar racional diante dos fatos, que qualquer um gostaria de ter para lidar com os problemas diários.

Sim, elas são vencedoras, mas não são especiais ao ponto de serem únicas. Essas pessoas tornam-se especiais e todos nós podemos o mesmo, bastando que, como elas, encaremos a existência de frente. Mas não se engane, pois também elas têm seus temores e suas dúvidas. O que as diferencia é olhar para a vida como a oportunidade que têm para vivê-la, não perdendo seu tempo com coisas que as impossibilite crescerem.

Mesmo às vezes, porque são simplesmente pessoas, também elas caem, se levantam, mas, sobretudo analisam seus erros, as circunstâncias, e assim seguem seu caminho, retomando suas metas, focados em seus objetivos. E vencem.

No entanto, isso está ajustado a um tempo limitado. O da existência. Quando acaba, o máximo que se poderá dizer é: Foi um vencedor. Alguém arrojado, digno etc.

Mas, é só isso? Morreu, acabou? O que importava era ter enfrentado a vida com todos seus enfados e pesos, e vencido? Percorrido a raia e alcançado a vitória? É só isso que alguém que a testemunhe queira espelhar-se para também ser um vencedor?

A palavra do Eterno é o conhecimento da vida. Ao se revelar à humanidade, deu a conhecer dois aspectos fundamentais a serem considerados durante a jornada. O primeiro deles, que nos prepara melhor para, inclusive, as derrotas, mas, sobretudo para as vitórias, é que a conquista está além da existência física, ainda que para alcança-la, estejamos limitados ao curto tempo da vida.

Infelizmente, muitos vencedores deste mundo não consideram essa circunstância enquanto lutam.

O segundo aspecto é compreendermos que, ainda que alcancemos ou não as satisfações que revelem alguma justiça no mundo, para isto, diferentemente da verdadeira vitória que não se limita pela morte física, há um limite. Também o da própria existência física.

Sagrar-se vencedor será refletido, de fato, pela forma como encaramos tais peculiaridades da existência, ambas desconhecidas do homem mais sábio, se não fosse revelada pelo Eterno.

Inclina o teu ouvido e ouve as palavras dos sábios, e aplica o teu coração ao meu conhecimento. Porque te será agradável se as guardares no teu íntimo, se aplicares todas elas aos teus lábios. Para que a tua confiança esteja no Senhor, faço-te sabê-las hoje, a ti mesmo. Porventura não te escrevi excelentes coisas, acerca de todo conselho e conhecimento, Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem?” (Provérbios 22)

Shabbat Shalom!

Um Peregrino da Palavra

Sady FolchExcelentes coisas

Artigos Relacionados