Últimas Publicações

Expressões

– Quer casar comigo?
– Tanto faz.

O diálogo absurdo acima está registrado, possivelmente não com essas palavras exatas, em O Estrangeiro, romance do premiado com o Nobel de literatura Albert Camus, e serve como bom resumo da personalidade do protagonista. Sua mãe morre e ele não esboça qualquer emoção. É dele o “tanto faz” acima, pois para ele, um filhote do existencialismo, tudo parece ser indiferente. Fico imaginando o que eu sentiria se a Tatiana reagisse com esse descaso quando lhe propus casamento. Fico imaginando o que ela sentiria se essa fosse minha reação quando me contou que estava
grávida.

São hipóteses absurdas e que causam um grande desconforto por uma razão simples: fomos criados à imagem e semelhança de um Ser social, que projetou Sua criação para interagir, para reagir a todo estímulo vindo do outro. A alegria mais completa da Tatiana ao descobrir-se grávida foi alimentada e aumentada ao ver a minha alegria em saber da notícia e a minha alegria foi exacerbada ao ver a reação que ela causou nela. São ondas que formam mais ondas, como as da física, que foi inventada pelo mesmo Deus.

Tenho uma amiga que parece ser incapaz de esboçar qualquer emoção. Certa vez passamos um feriado em um sítio no caminho para Iguape-SP, umas doze pessoas, e no domingo fomos tomar um banho de rio. A gente se soltava na correnteza e deixava o rio levar, uma delícia, embora o rosto dessa minha amiga não demonstrasse qualquer prazer. Mas eu notei que à frente havia uma queda d’água que poderia ser perigosa. Como estava à frente do grupo, consegui ficar de pé na rocha e avisei a todos que dessem um jeito de brecar, mas alguns não conseguiram, porque a pedra era muito lisa. Segurei um com um pé e outro com uma mão e essa minha amiga parecia estar rumando inexoravelmente para a ribanceira, muito embora ninguém pudesse ver qualquer reação de medo no seu rosto. A muito custo consegui segurá-la com a mão livre pela bóia que ela estava usando e lá ficamos até ela conseguir firmar os pés e levantar-se como se absolutamente nada houvesse acontecido.

Lembrando meu estranhamento com a situação, calculo então o sentimento do Deus que me criou à Sua imagem quando coloca uma flor especial, uma pessoa especial ou uma notícia especial no meu caminho e eu reajo como se tudo fosse normal e indiferente. Fico imaginando o que Ele sente quando interpreto como sorte o que é benção, como coincidência o que é resposta a oração.

Estimulando um sentimento de gratidão constante percebi uma coisa: ver uma benção e agradecê-la me faz notar outra benção, e ao agradecê-la vejo mais uma e mais uma e isso não cessa. Me apazigua, me faz sentir genuína e incodicionalmente amado. A gratidão tem muito evidentes efeitos terapêuticos, porque foi inventada pelo Deus de relacionamentos.

Marco Aurélio BrasilExpressões

Artigos Relacionados