Últimas Publicações

Não vale escolher

Há duas semanas, escrevi aqui que foi preciso dar um longo desvio, de mais ou menos 6.000 anos, para que a noção bíblica de que todo ser humano é digno e deve ser respeitado e protegido vingasse como política oficial de Estado. Para isso, foram necessários os mais bárbaros genocídios, genocídios documentados com fotografias e câmeras de cinema. Foi preciso também despir essa ideia de qualquer roupagem religiosa para que ela se tornasse internacional.

Há uma semana, escrevi aqui que aquilo que compartilhamos nos whatsapps e facebooks da vida diz muito sobre quem somos, e que cristãos deveriam se preocupar se o que estão compartilhando é verdade. Bem, percebo que é preciso fazer uma intersecção das duas ideias.

Se consideramos que todo ser humano é digno de respeito, não se trata apenas de não compartilhar conteúdo que nega os direitos humanos de gente diferente da gente (sejam eles bandidos, sejam ativistas dos direitos LGBT, sejam manifestantes feministas protestando, sejam integrantes da marcha da maconha ou participantes de um show de música secular, etc e etc); se trata de, graças à atuação transformadora do Espírito Santo em nosso íntimo, não mais encontrar graça em vídeos de bêbados apanhando, em vídeos de meninas se estapeando na saída da escola, em fotos de pessoas em situações constrangedoras involuntárias, em conteúdos que expõem mulheres (voluntariamente ou não) como objetos sexuais, em conteúdos que pregam velhas e vergastadas dinâmicas de abuso. E essa lista, é claro, não é exaustiva. Alguém que teve um encontro genuíno com Cristo não admite divertimento com (ou contemplação de) nada que desumaniza o outro.

Jesus Cristo nos abraçou muito forte e disse no ouvido que nós somos muito, muito amados. Depois disse “agora vá e ame também. Incondicionalmente. Não vale escolher”.

Você mostra o quanto entendeu isso e o quanto leva isso a sério nas coisas que compartilha e nas coisas que se alegra em receber no seu celular, também.

Marco Aurélio BrasilNão vale escolher

Artigos Relacionados