-

Mensagem Pr. Edson Nunes

Queridos membros e amigos da Nova Semente,

Há um trecho poético, que faz parte de um soneto escrito por Gregório de Matos, poeta do barroco brasileiro (por volta do século XVII), que é relevante nos momentos atuais:

“O todo sem a parte não é todo,
A parte sem o todo não é parte;
Mas se a parte fez todo, sendo parte,
Não se diga que é parte, sendo todo.”

A idéia que salta do texto é de um quebra-cabeça. Cada peça é essencial na solução do mesmo, ao passo em que se as peças não se conectarem, não significam nada. Uma comunidade, seja ela qual for, é a exata materialização dessa metáfora. Pode ser uma família, uma empresa, um time esportivo, uma igreja, ou a sociedade como um todo. Cada pessoa é uma parte. Cada uma representa o coletivo a que pertence. Mas ao mesmo tempo, se estas pessoas não estiverem interligadas, não são nada mais do que indivíduos solitários. A “parte sem o todo”. Daí a necessidade essencial que temos de pertencer a alguma coisa, de fazer parte – de uma turma, de um clube, etc.

Você faz parte de uma comunidade de fé que crê em DEUS e em Seu tremendo amor por nós, a ponto de enviar Jesus para morrer em nosso lugar, proporcionando vida e vida em abundância. Você faz parte de uma comunidade de fé que crê que é preciso seguir os passos de Jesus e, como discípulo do mestre Galileu, levar amor e graça a todos em qualquer circunstância. Você faz parte de uma comunidade de fé que aguarda o breve retorno de Jesus a essa terra, para trazer fim ao pecado, a doença e a morte. Por ser parte dessa comunidade, você escolheu uma vida de serviço e de espiritualidade. Escolheu fazer da comunhão diária (leitura e estudo da Bíblia com muita oração) sua armadura da fé. Escolheu viver por um ideal maior do que políticas humanas e ideologias terrenas.

Portanto, agora é hora de exercitar tudo isso. Esteja disponível para servir e ajudar os mais necessitados. Use seu tempo para mais comunhão com DEUS. Evite se expor ao vírus e assim aumentar as chances de contagiar outros, ou seja, procure ficar em casa, em isolamento (veja nessa reportagem a importância do isolamento https://wapo.st/2Wl5kmg). Evite ir ao hospital sem necessidade (vá apenas se estiver com febre e dificuldades respiratórias) para evitar contágio. Seja prudente e zeloso da sua saúde, se alimentando bem e dormindo bem. Não entre em pânico e nem se desespere, confie em DEUS e conte conosco! Não temos promessa de não contágio para doenças, mas temos a certeza que em meio a qualquer uma delas, DEUS estará ao nosso lado! DEUS e a Sua comunidade de fé! Não deixe de nos avisar se precisar de qualquer coisa.

Como era esperado pelas autoridades e por nossos médicos líderes do ministério Viva Melhor, a situação da Covid-19 está se complicando em escala exponencial. Assim, como partes de um todo, mantendo nossa postura de compromisso com nossa saúde e com o bem-estar da sociedade, ajudando a retardar o contágio por corona vírus, vamos manter a suspensão das nossas atividades presenciais até o final do mês de Março. Essa suspensão será reavaliada e poderá se estendida, se for o caso. Nosso programa Comunidade será online, aos sábados, às 9:30, com retransmissão às 11:50 (https://online.novasemente.org ou https://www.youtube.com/user/novasementeorg). Durante essa semana organizaremos processos para produção de material de vídeo para alimentar nossas redes e site com conteúdo espiritual relevante.

Por fim, muito antes de Gregório de Matos, Jesus disse que ELE é a videira verdadeira e que somos galhos dessa videira (João 15:1-7). Ou seja, somos parte de uma linda planta e, nesses momentos difíceis, se estivermos conectados nELE, estaremos também conectados uns aos outros, produzindo frutos para honra e glória dELE, tanto em momentos de alegria, quanto de dificuldade.

Edson M. Nunes Jr.

ComunicaçãoMensagem Pr. Edson Nunes