-

Ordem e Progresso

Assistindo um documentário sobre o Japão, entre vários temas, a ordem naquele País foi um dos que mais me impressionou. Mesmo em tempos de caos, por exemplo, quando nas ocasiões de terremotos, tsunamis ou erupções das dezenas de vulcões ativos naquela ilha, em questão de horas estragos estão limpos, ruas e asfaltos estão reparados, pessoas se organizam em filas para receberem comida etc.

Não é à toa que as crianças obedecem a padrões de comportamento sem manifestar rebeldia e revolta contra o sistema. As pessoas aprendem desde cedo que a solidariedade e o respeito são fundamentais para o avanço do País.  Quando vão à escola, na hora do almoço, se dividem para servir a refeição aos colegas na sala. Depois todos se organizam para deixarem o espaço limpo e organizado.

O exemplo de como se comportaram na copa do mundo no Brasil foi extraordinário, uma vez que levaram sacolas plásticas aos estádios apenas para carregarem de volta todo o lixo que produziram. A noção de cidadania é muito forte. O ideal de conjunto prevalece, e por isso se apresentam como uma nação evoluída.

Por que deste texto em relação à palavra de Deus? Bom, pergunte-se como estão nossas crianças e adolescentes, mesmo as que frequentam as igrejas e têm boas noções de respeito aos pais, professores e à vida espiritual. Não falemos dos adultos, pois aí são outros quinhentos, pois prevalece neste País um conceito de liberdade bastante distorcido.

Educa a criança no bom caminho e não se afastará dele quando crescer. Sim, é um bom norte para a educação, contudo, e se já adultos, o que fazer caso se afastem do bom caminho? A resposta só encontra equilíbrio se todo o sistema funcionar com igual respeito às leis e ao próximo. Somente com o conjunto da população podemos vivenciar a máxima que diz que juntos somos mais fortes.

É a tal coisa…sábias palavras encontramos na bíblia e aqui ressalto uma que se adequa a esse contexto – “Melhor é a criança pobre e sábia do que o rei velho e insensato, que não se deixa mais admoestar”. Pense nisso, e não hesite em agir por um mundo melhor, convidando a todos à sua volta para se unirem em torno de um bem comum, aprendendo coisas simples que podem mudar o mundo.

Sadi – O Peregrino da Palavra

Sady FolchOrdem e Progresso

Artigos Relacionados